Fale Conosco
Home / Blog / Vacina para Hepatite B: descubra a sua importância

Vacina para Hepatite B: descubra a sua importância

Atendimento / Vacinas / 16 de Aug de 2022

Descobertas há mais de 200 anos, após pesquisas científicas mostrarem como o corpo humano era capaz de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos inofensivos (como vírus e bactérias), e gerar imunidade aos hospedeiros, as vacinas mostraram ser a maior forma de prevenção contra doenças.

Desde sua descoberta houveram muitos avanços e, durante a pandemia da Covid-19, sua importância ficou ainda mais evidente, salvando a vida de milhares de brasileiros.

Mas assim como há a evidência da sua importância, também houve diversas propagações e desinformações a respeito das vacinas, levando diversos brasileiros a duvidar desse mecanismo de prevenção. Por isso, nunca foi tão importante falar sobre as vacinas e destacar o quanto elas são importantes para proteger e prevenir doenças.

Neste artigo, vamos falar sobre uma das vacinas mais importantes para a população, a vacina para a Hepatite B. 

O que é a Hepatite B?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Hepatite B. Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo vírus da Hepatite B, ou HBV, provocando alterações no fígado. Alguns dos sinais mais frequentes da doença são: febre, enjoos, vômitos, olhos e pele amarelados. Caso não haja uma identificação e tratamento, a Hepatite B pode evoluir para a fase crônica, provocando grave comprometimento do fígado e suas funções, evoluindo para uma cirrose.

homem com olhos amarelados, um dos sintomas da hepatite B

Como se contrai a Hepatite B?

De acordo com o Ministério da Saúde, a Hepatite B pode ser transmitida de forma parenteral e pela via sexual, pois o vírus HBV pode ser transmitido por pele e mucosa. Sendo assim, no caso de relações sexuais não protegidas com preservativos e por via parenteral,  por meio do compartilhamento de agulhas e seringas em tatuagens, piercings e procedimentos odontológicos, a troca de líquidos sanguíneos ou mucosas sexuais podem conter a presença do vírus.

Alguns exemplos comuns são:

  • Relações sexuais;
  • Infecção entre mãe e bebê durante a gestação e o parto;
  • Compartilhamento de materiais como seringas, agulhas e cachimbos;
  • Compartilhamento de materiais pessoais como lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam.

Além disso, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que não atendam às normas de segurança e contato com alguma pessoa com corte ou machucado também são alguns exemplos. 

Tratamentos e prevenção da Hepatite B

O tratamento da Hepatite B varia de acordo com a fase da doença, sendo recomendado na Hepatite aguda a realização de repouso, hidratação e cuidados com a alimentação. Com a evolução da ciência, é possível evitar a contaminação com o vírus HBV  por meio da vacinação.

A vacina da Hepatite B é produzida através de uma tecnologia recombinante de DNA. O processo acontece por meio de um plasmídeo que contém o gene para o antígeno de superfície da Hepatite B (HBsAg), e ele é inserido na levedura comum de padeiro, produzindo o HBsAg. Após isso, o HBsAg é coletado e purificado.

De acordo com os pesquisadores, essa vacina não pode causar infecção por Vírus da Hepatite B, porque nenhuma partícula viral de DNA potencialmente infecciosa ou partículas virais completas são produzidas durante esse processo.

Por quais motivos a vacinação contra a Hepatite B é tão importante?

A vacina da Hepatite B é indicada para proteger contra a infecção por todos os subtipos conhecidos do vírus da Hepatite B, tanto em adultos quanto em crianças. A vacina induz a formação de anticorpos contra o vírus da Hepatite B e faz parte do calendário básico de vacinação da criança, sendo indicada a partir do seu nascimento.

mulher tomando vacina da hepatite B

A infecção pelo vírus HBV acomete cerca de 350 milhões a 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Suas manifestações são pouco frequentes nos recém-nascidos infectados, mas podem ser observadas em crianças a partir dos cinco anos de idade, nos jovens e adultos. As complicações da doença podem levar à cirrose e câncer hepático, podendo também ocorrer a Hepatite aguda e Hepatite crônica, os casos mais graves da doença.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que a vacinação seja universal e aplicada nas crianças a partir do nascimento. A aplicação da primeira dose nas primeiras 12-24h de vida facilita a eficácia e previne a criança da infecção e do convívio com a doença até o período de aparecimento dos sinais. A vacina contra Hepatite B possui 80% a 100% de eficácia na prevenção de infecções.

Como funciona esse tipo de vacina?

A maior forma de se prevenir é aplicando a vacina. E no caso da vacina para a Hepatite B, são realizadas três doses. A segunda dose deve ser ministrada após 30 dias da aplicação da primeira e a terceira, seis meses após a primeira dose.

Mas quem deve receber a vacina? Por meio de um ranking de prioridades, listamos o público-alvo de vacinação:

  • recém-nascidos e crianças que não foram vacinadas ao nascer;
  • pessoas de todas as faixas etárias;
  • usuários de drogas injetáveis;
  • profissionais na área de saúde;
  • pessoas com vida sexual ativa;
  • doadores de órgãos sólidos e de medula óssea;
  • pessoas que convivem com pacientes com a enfermidade;
  • pessoas que necessitam de transfusões de sangue com frequência, ou que são submetidas à hemodiálise;
  • vítimas de abuso sexual.

As vacinas contra Hepatite B devem ser administradas por via intramuscular, na região deltóide de adultos (músculo superficial, com espessura reduzida, fixado no terço lateral da clavícula) ou no vasto lateral da coxa em crianças pequenas. É uma vacina que não deve ser aplicada na região glútea, pois diminui as chances de imunização.

As vacinas devem ser conservadas entre +2ºC e +8ºC. O prazo de validade especificado pelo fabricante deve ser rigorosamente respeitado.

Quais contraindicações da vacina da Hepatite B?

A vacina contra a Hepatite B não deve ser administrada em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Se você precisa se vacinar contra a Hepatite B ou colocar suas vacinas em dia, procure a Imune Vida. Realizamos a vacinação completa em crianças e adultos.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco