Fale Conosco
Home / Blog / Vacina Herpes Zoster: tudo o que você precisa saber!

Vacina Herpes Zoster: tudo o que você precisa saber!

Atendimento / Vacinas / 03 de May de 2022

Todo mundo já ouviu falar no parente, amigo ou vizinho que teve ou que está sofrendo com o cobreiro. O termo popular, na verdade, diz respeito ao herpes-zoster, uma doença que alcançou a estimativa de 41 casos por milhão de pessoas durante 2020, segundo estudo publicado pela Universidade de Montes Claros – Unimontes. 

Mas o que é a herpes zoster? Quais suas complicações? Quais as recomendações para a vacina? Essa e muitas outras dúvidas, vamos te responder agora! 

1. O que é a herpes-zoster?

Herpes-zoster é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), da família Herpes, classificado como tipo 3. Esse vírus também é o responsável pela catapora, que causa lesões na pele e muita coceira e que, geralmente, acomete crianças.

Qualquer pessoa que teve catapora tem risco de desenvolver o herpes-zoster. Isso porque o vírus, mesmo depois da doença, permanece no organismo em um estado de latência, que significa o espaço entre o contato com o vírus e a manifestação da doença, neste caso, a herpes-zoster. A transmissão ocorre a partir de contato direto entre pessoas.

A doença pode provocar sérias complicações, como a Síndrome de Reye, infecção fetal na gestação, ataxia cerebral aguda, queda nas plaquetas, varicela hemorrágica e dor persistente.

Esse período, chamado de latência, pode durar anos, por isso, a doença pode se manifestar após os 50 anos, mesmo a pessoa tendo tido catapora ou o contato com o vírus ainda na infância. A vacina é indicada justamente para pessoas nessa faixa etária, e para qualquer pessoa com algum tipo de imunodeficiência.

Uma variação da doença é o herpes zoster oftálmico. Nesse caso, o vírus compromete o nervo trigêmeo, que é o principal nervo da face, responsável por toda sensibilidade dessa região, desde a cabeça até a língua. O comprometimento do nervo trigêmeo pelo herpes-zoster pode afetar o globo ocular, causando infecções como conjuntivite, ceratite, neurite óptica e diversos outros problemas.

Ao contrário da catapora, o herpes-zoster é mais sério  e pode trazer consequências para a saúde. Entre os sintomas, estão: lesões na pele, chamada de dermatomas, dores nos nervos, parestesia – que é aquela sensação de formigamento, adormecimento e até pressão no membro – coceira, assim como a catapora, mas também pode apresentar ardor, além de febre e dor de cabeça. Além disso, as lesões da pele do herpes-zoster são extremamente dolorosas.

médico apontando para lesões na pele causadas pelo vírus da herpes zoster

2. Como diagnosticar?

O diagnóstico é clínico, mas exames laboratoriais e sorológicos são solicitados em casos mais graves da doença.

3. Para que serve a vacina contra herpes-zoster?

Como todo imunizante, a vacina contra o herpes-zoster serve para proteger o organismo contra a doença. Até pessoas que já sofreram com a infecção pelo vírus devem tomar a vacina, pois ela reduz a dor causada pela doença.

Shingrix, fabricada pela empresa Glaxosmithkline Brasil, foi registrada no ano passado e já está disponível para aplicação.

4. Recomendações da vacina

Como já mencionamos, a vacina contra herpes-zoster é recomendada para pessoas acima dos 50 anos e para qualquer pessoa com algum tipo de imunodeficiência. São indicadas duas doses.

Para quem já teve a doença, é necessário respeitar o intervalo de 6 meses para a aplicação da vacina. Já para imunodeprimidos, a vacina deve ser indicada pelo médico.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, com 12 mil pacientes, indicou que a vacina do herpes-zoster pode também prevenir casos de AVC.

5. Quais são as reações da vacina?

Como toda vacina, a do herpes-zoster também pode causar reação. As mais comuns são: dor no local de aplicação, vermelhidão, inchaço, coceira, dor de cabeça e febre. Algumas pessoas podem chegar a sentir náuseas ou urticária, mas em casos raros.

6. Quais são as contraindicações da vacina?

Pessoas que possuem alergia a algum componente da vacina (no site do Governo Federal, na aba da Anvisa, você confere o registro da vacina e os seus componentes), não podem tomar o imunizante.

7. Na Imune Vida você encontra a vacina contra o herpes-zoster

A vacina contra  herpes-zoster só está disponível na rede privada de saúde. Aqui, na Imune Vida, você garante a sua proteção com segurança, seguindo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde.

Desde 1998, somos especialistas em proteger o que você mais ama: a vida! Além da vacina contra o herpesvírus, dispomos de imunizantes para diversas doenças, como meningite, hepatite, dengue, febre tifóide, influenza, febre amarela, HPV, poliomielite e várias outras.

Pra ficar por dentro de todas as vacinas necessárias, aqui em nosso site, na aba “calendário de vacinação”, você pode conferir todas as vacinas para prematuros, crianças, adolescentes, adultos e idosos, indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações. 

Conheça nossas unidades localizadas em Campinas, Mogi Guaçu e Cambuí.

Não negligencie os cuidados médicos!

Se você está com suspeita de herpes-zoster, procure imediatamente assistência médica e siga todas as recomendações. Como explicamos, a doença pode levar o paciente a uma série de complicações, inclusive a óbito. Se você tem mais de 50 anos, procure imediatamente a Imune Vida para tomar sua vacina e se proteger contra a ação do vírus no organismo.

É sempre bom lembrar que, além da vacina, hábitos simples podem ajudar a prevenir o herpesvírus e diversas outras doenças virais, como o coronavírus, por exemplo. Lavar as mãos, evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz, respeitar o isolamento em casos suspeita por infecção de vírus, desinfecção de objetos e o uso do álcool em gel, podem ser fundamentais para evitar contágio. Nós aprendemos bem isso durante a pandemia e prosseguimos incentivando os cuidados.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco