Fale Conosco
Home / Blog / Vírus HPV: tudo sobre ele e os seus riscos

Vírus HPV: tudo sobre ele e os seus riscos

Atendimento / Vacinas / 21 de Jun de 2022

O vírus do HPV é o principal causador de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o que mais mata. É importante você saber que existem mais de 100 tipos do vírus HPV. No entanto, 2 são responsáveis pela incidência do câncer em 7 mulheres de cada 10 diagnosticadas.

O HPV, só em 2020, segundo estatísticas dos órgãos de saúde, foi responsável pela morte de 6 mil mulheres. Além do câncer de colo de útero, ele também pode causar câncer na boca, orofaringe e nos órgãos genitais.

A vacina é a medida mais eficaz de prevenção contra a doença. Aqui, vamos falar tudo sobre a doença e suas formas de prevenção, incluindo a vacinação. Confira:

O que é o vírus HPV?

HPV é a sigla para Human Papillomavirus que, traduzindo para o português, significa Papilomavírus Humano. Trata-se de um vírus que, geralmente, invade nosso organismo através da infecção por via de mucosas, oral, genital ou anal. Assim, a infecção pode provocar o surgimento de verrugas nas áreas genitais. Na forma mais séria da doença, há o risco de desenvolver câncer, o principal deles já citado acima, o de colo de útero.

Existem mais de 100 tipos de HPV mapeados, no entanto, somente os 16 e 18 possuem ligação com a incidência de câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 70% para câncer de colo de útero.

Qual a causa do vírus HPV?

Os fatores de risco incluem: relação com várias pessoas, pois, mesmo usando preservativo durante o ato sexual, não há possibilidade de proteção total que cubra todas as áreas possíveis de contaminação. A idade também é um fator de risco para a progressão da infecção. Pessoas com menos de 25 anos, pessoas que iniciaram a vida sexual de forma precoce, tabagismo e uso de contraceptivos orais também estão na lista de fatores de risco.

Forma de transmissão

A principal forma de transmissão é por meio do contato sexual, com ou sem penetração. Além disso, o vírus também pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o parto.

Quais são os sintomas?

Em muitos casos, o HPV não apresenta sintomas, por isso, muitas pessoas não sabem que possuem o vírus, tornando-se agentes transmissores. O HPV é dividido em dois tipos:

HPV DE BAIXO RISCO: os sintomas incluem verrugas nos órgãos genitais.

HPV DE ALTO RISCO: pode levar a casos mais sérios e comprometimento maior, como o câncer. São os casos dos vírus do tipo 16 e 18 citados acima.

Apesar do organismo ser capaz de eliminar a infecção do HPV, os tipos de alto risco podem causar infecções mais sérias e progredir para o câncer.

Como é o diagnóstico do HPV?

O diagnóstico é feito através de exames clínicos e laboratoriais. Por isso, é importante que homens e mulheres mantenham as consultas e exames preventivos em dia. Como, por exemplo, o papanicolau, o exame urológico e ginecológico, que são cuidados essenciais para prevenção e o diagnóstico.

Existe tratamento para o vírus HPV?

Para o HPV de baixo risco, aquele que causa verrugas, o tratamento consiste na destruição dessas lesões. É importante salientar que, como toda doença, o tratamento do HPV é individualizado, considerando diversos aspectos, como o número e tamanho das lesões, localização e outros fatores.

Dependendo do grau de comprometimento, ele pode ser feito em casa ou no ambulatório. Em caso de mulheres grávidas, existem algumas restrições que o médico irá avaliar. Já pessoas com imunodeficiência devem ter mais atenção e cuidado com o tratamento.

Já em casos de câncer, o tratamento precisa ser realizado com especialistas.

Como me prevenir do vírus HPV?

menina adolescente tomando vacina do HPV

A melhor forma de prevenir a infecção pelo vírus HPV é através da vacinação. Além disso, o uso do preservativo também é indicado porque protege nosso corpo contra diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No entanto, no caso do HPV, como já citamos, o preservativo não cobre todas as áreas que podem entrar em contato com a mucosa infectada pelo vírus.

Vacina contra o vírus HPV

A vacina quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. 

A vacinação é recomendada para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, pessoas portadoras de HIV e transplantadas, entre 9 e 26 anos, também devem tomar o imunizante. A eficácia da vacina é maior em adolescentes que não foram expostos ao vírus, por isso a importância de se vacinar antes de iniciar a atividade sexual. A vacina está liberada, a critério médico, para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos de idade.

Quando a vacina é recebida antes dos 15 anos de idade são necessárias duas doses, após os 15 anos de idade são necessárias 3 doses.

Na Imune Vida você protege a sua saúde e a do seu filho (a)!

Aqui na Imune Vida você garante a sua proteção e a proteção de quem você ama.

A infecção pelo HPV é muito mais comum do que você possa imaginar, por isso, garanta sua dose de futuro com quem trabalha, diariamente, para proteger a sua saúde, com responsabilidade, competência e carinho.

Entre em contato com uma de nossas unidades e marque a aplicação da sua vacina e a do seu filho(a). Sua saúde merece uma dose de proteção!

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco