Fale Conosco
Home / Blog / Vacina Meningocócica ACWY: tudo sobre esse imunizante

Vacina Meningocócica ACWY: tudo sobre esse imunizante

Atendimento / Vacinas / 05 de Jul de 2022

A meningite é uma doença causada pela bactéria meningococo às meninges, membranas que recobrem o encéfalo e toda medula espinhal. A principal função das meninges é proteger o sistema nervoso central. A inflamação da meninge é chamada de meningite, que pode ser dividida em três tipos: viral, bacteriana e fúngica. A meningite viral e fúngica, geralmente, são mais leves, já a bacteriana pode evoluir para casos mais graves, deixar sequelas e levar à morte.

Assim, a vacina meningocócica protege contra a meningite bacteriana. O imunizante serve para proteger o organismo contra o ataque de quatro tipos de meningococo: A, C, W-135 e Y. Aqui, você vai saber tudo sobre a vacina e sobre a doença e sua forma mais grave.

O que é a vacina meningocócica ACWY?

A vacina meningocócica ACWY é feita com a forma inativada da bactéria. Uma vez em contato com o nosso sistema imunológico, o imunizante, que possui a mesma carga genética da bactéria causadora da meningite, tem a função de conduzir o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos de defesa contra a bactéria. Quando o organismo é exposto à ação real do agente agressor, ele lembra que já possui defesa, protegendo nossa saúde.

Por isso, a vacina é extremamente importante para a saúde e proteção contra essa bactéria. A aplicação da vacina é uma das principais formas de prevenção contra a meningite.

Meningite: o que é?

Como já mencionamos, a meningite é a inflamação das meninges, membrana que protege nosso sistema nervoso central, composto pelo encéfalo que comprende o cérebro, tálamo, mesencéfalo, cerebelo, bulbo e pela medula espinhal.

A meningite fúngica é rara e, geralmente, causada pelo fungo Cryptococcus Coccidioides, que se espalha rapidamente para as meninges, provocando inflamação e sério comprometimento da saúde. A doença também pode ser causada por outros tipos de fungos, como: candida, aspergillus, histoplasma e blastomyces. Os sintomas são muito parecidos com a meningite bacteriana.

Já a meningite viral, como o próprio nome sugere, é causada pela ação de um vírus e, geralmente, é a causa mais comum da meningite asséptica, ou seja, quando é causada por um agente que não é bacteriano. Assim como as outras formas da meningite, a viral também atinge a dura-máter, que é a camada externa das meninges, a aracnoide-máter,  camada intermediária, e a pia-máter, camada interna do tecido.

A meningite meningocócica, causada por ação bacteriana, é a forma mais séria e preocupante da doença, já que ela pode levar à morte nas primeiras 24h e 48h. Os sintomas incluem: dor de cabeça, especialmente na região da nuca, febre, náuseas, vômitos e rigidez na nuca. O tempo é estratégico para salvar a vida e o mais perigoso nesses casos é não ligar os sintomas à meningite, já que muitas pessoas tendem a confundir com outras doenças, como crises de enxaqueca ou cefaléia.

mulher com dor na nuca, um dos sintomas da meningite

A doença, se não levar à morte, pode deixar sequelas, como cegueira, hidrocefalia, paralisia cerebral, dificuldade de aprendizagem, surdez, necrose com necessidade de amputação de membros ou comprometimento motor. A incidência da doença é mais alta em crianças, no entanto, adolescentes e adultos não são imunes à ação do meningococo, por isso, a importância da vacinação.

Quem pode tomar a vacina meningocócica ACWY?

A vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade, e está recomendada para todas as faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Para crianças ela deve ser aplicada aos 3 meses, 5 meses e 1 ano de idade, e devem ser dados reforços aos 6 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes e adultos é aplicada em dose única.

Quem não deve tomar?

A vacina meningocócica ACWY não é indicada para pessoas que possuem alergia a algum dos componentes da vacina.

Diferença entre meningocócica C e ACWY.

A vacina meningocócica tipo C protege somente contra o tipo C, já a vacina meningocócica ACWY tem uma cobertura de proteção maior, pois além do tipo C, ela protege contra o tipo A, W135 e Y da bactéria meningococo. 

Imune Vida: aqui você protege sua saúde contra a ação da bactéria meningococo

Na Imune Vida, você encontra a vacina que protege o organismo da ação da bactéria Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y.

Entre em contato com uma das nossas unidades e garanta a sua proteção e da sua família com quem trabalha com responsabilidade e comprometimento, prezando pela qualidade e respeito às normas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.

Com a Imune Vida, você coloca seu calendário de vacinação em dia!

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco