Fale Conosco
Home / Blog / Tosse

Tosse

Desenvolvimento / Especial / 02 de Nov de 2021

Tosse

Em relação à tosse, o mais importante, é entender que ela é um mecanismo de defesa! Sua função é impedir que secreções de vias aéreas superiores atinjam os pulmões, e também expelir as secreções acumuladas nas vias aéreas inferiores.

Desta forma, a tosse não é uma doença em si, e sim um sintoma de alguma doença. Ou seja, a tosse não deve ser simplesmente abolida com medicações antitussígenas. O que devemos fazer é investigar a causa da tosse, tentando evidenciar o que está levando a essa manifestação, e aí sim, tratar a causa!

A tosse pode ser dividida em:

  • Aguda – até 14 dias
  • Prolongada: de 14 dias a 3 meses
  • Crônica: mais que 3 meses

Para cada um desses tipos de tosse há causas diferentes, e o mais importante é descobrir a causa para realizar um tratamento específico.

Tosse Aguda

A causa mais frequente de tosse aguda são as infecções de vias aéreas superiores, como resfriados, gripes e sinusites. Para cada situação existirá um tratamento específico, no caso dos resfriados o principal será a limpeza rigorosa das vias aéreas com soro fisiológico, podendo às vezes serem necessários descongestionantes. 

No caso da gripe, que é causada pelo vírus Influenza, indica-se um antiviral chamado Oseltamivir. Para sinusites, se forem causadas por bactérias, serão necessários antibióticos.

A infecção também pode ser de vias aéreas inferiores, como Bronquiolite ou Pneumonias, às quais tem tratamento específico. 

Cada uma dessas situações será tratada em um post específico dentro do Blog. O importante agora é entender que todas essas situações levam a tosse, e não devemos simplesmente dar remédios para cortar a tosse e sim investigar e tratar a causa.

Tosse Prolongada

A tosse que dura mais de 14 dias tem como principal causa infecções atípicas de vias aéreas. Essas infecções são causadas por agentes chamados de atípicos, e recebem essa classificação pois em geral não causam febre e também não respondem a antibióticos habituais como Amoxicilina, respondendo apenas a uma classe de antibióticos conhecidos como Macrolídeos. Exemplos dessas bactérias são Mycplasma pneumoniae e Chlamydophila pneumoniae.

Tosse Crônica 

A tosse que dura mais de 3 meses pode ter uma variedade de causas, sendo a mais comum a Asma. Outras doenças que também devem ser lembradas são:

  • Refluxo Gastro-Esofágico
  • Malformações Pulmonares
  • Fibrose Cística
  • Cardiopatias congênitas
  • Imunodeficiências

Novamente, essas doenças serão abordadas em posts separados, o importante aqui é entender que não devem ser dados antitussígenos com o objetivo de cessar a tosse, e sim, identificar a causa e realizar o tratamento específico.

Conclusões

A tosse é um importante mecanismo de defesa.

Não deve ser simplesmente abolida com antitussígenos, deve-se identificar o que está causando a tosse e fazer o tratamento específico para aquela doença.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco