Fale Conosco
Home / Blog / Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Atendimento / Dicas / 23 de Nov de 2021

Não menos importante que a CNH, RG e título eleitoral, a carteira de vacinação é um parâmetro e controle de imunização que cada pessoa possui. Perdi minha carteira de vacinação, o que faço agora? A Imune Vida fornece as devidas orientações sobre a importância da carteirinha de vacinação e a necessidade de tê-la sempre à mão atualizada.

Quando a epidemia da COVID-19 deu às caras no Brasil, literalmente provocou um caos na saúde pública brasileira. Assim, o surgimento de vacinas produzidas pelos laboratórios brasileiros e internacionais, foram a primeira esperança de como lidar com essa nova doença. Ao mesmo tempo que começava a vacinação em massa pelo país, muitos viram um problema na questão das carteiras de vacinação, já que é algo que não se utiliza diariamente como a CNH ou RG e acaba ficando no esquecimento, mas que é tão importante quanto.

A importância das vacinas remete ao fato de que preparamos nosso organismo com anticorpos necessários para o combate de um agente desconhecido. Deste modo, quando efetivamente temos o contato com esse agente, a resposta imunológica necessária para a proteção do corpo se torna eficaz.

As carteirinhas de vacinação são o controle das doses aplicadas durante a vida do cidadão, assim há uma comprovação de quais vacinas a pessoa recebeu e também o registro de doses futuras em caso de necessidade.

Desta forma é necessário dar a devida importância para o documento e mantê-lo atualizado. Em vista disso, segue um conjunto de perguntas e respostas para se orientar:

Perdi a carteira de vacinação, o que eu faço agora?

É recomendado pelos órgãos como Ministério da Saúde, que a pessoa se dirija ao posto de saúde mais próximo para resgatar o histórico de vacinação e obter a segunda via do documento. Conforme a informatização de alguns postos de saúde, o documento pode ser facilmente localizado e emitido, porém, caso haja inconsistência de dados nos registros públicos, é necessário que a pessoa dê início a um esquema vacinal novo.

Assim, a consulta será realizada por um profissional da unidade de saúde através de uma avaliação que cruzará os dados da faixa etária em comparação com as vacinas indicadas por idade. Com essa avaliação poderão ser agendadas as datas de vacinação.

Se a pessoa recebeu vacinas em uma clínica particular, ela deve procurar a clínica que deverá ter todos os registros de vacinas informatizados, podendo então emitir a segunda via.

Na IMUNE VIDA todos nossos registros de vacinas ficam devidamente registrados e informatizados, permitindo que os pacientes da IMUNE VIDA que perderam a carteirinha consigam facilmente uma segunda via.

Esqueci minha carteira de vacinação, posso tomar vacina mesmo assim?

O fato de não ter a carteirinha em mãos não impede a pessoa de se imunizar no posto de saúde. É recomendado que a pessoa esteja com o documento, para se ter a noção do histórico de vacinas aplicadas e avaliar se há a necessidade de outras vacinas ou doses de reforço. Caso a pessoa tenha perdido a carteirinha, um novo cronograma vacinal deve ser estabelecido.

Mudei de cidade, o que fazer?

Em casos onde a pessoa perdeu a carteira de vacinação e mudou de município ou estado, o profissional da saúde irá realizar a busca no sistema para encontrar os registros de vacinas. Postos que são informatizados, emitem com facilidade o documento. Caso contrário, um novo esquema vacinal será realizado e agendado.

Perdi a carteira de vacinação do meu filho, o que fazer?

Assim como citado anteriormente, é preciso que a pessoa se dirija a unidade de saúde ou à clínica particular de vacinas onde foi realizada a vacinação da criança para solicitar a segunda via.

Viagem para o exterior? Tenha em mãos a carteira de vacinação atualizada!

Com a COVID-19 sendo a doença do século XXI e com o mundo globalizado, há países que utilizam carteiras de vacinação como parâmetro sanitário. Os Estados Unidos, assim como o Brasil, foram o epicentro da pandemia de COVID-19, deste modo, com a imunização em massa aplicada pelo país, é natural que visitantes estejam vacinados para terem aval de entrada.

Perdi minha carteira de vacinação, posso viajar para os EUA?

Infelizmente não. O indivíduo que perdeu a carteira de vacinação de COVID-19 e vai viajar para o exterior, em especial para os EUA, não poderá viajar caso não tenha sido imunizado e apresente comprovante vacinal. O país é extremamente rigoroso quanto às normas sanitárias locais, deste modo, há a necessidade de atender todos os requisitos sanitários, caso contrário o visitante não poderá viajar.

E para a Europa, preciso de comprovante vacinal?

A Europa também tem as mesmas diretrizes quanto a necessidade de comprovante vacinal. Além de passaporte, passagens de ida e volta e comprovantes financeiros, há a necessidade do preenchimento de ficha a respeito de COVID-19, certificado de vacinação internacional e, em alguns locais, necessidade de exame PCR imediato no aeroporto.

Vacina atrasada e vai viajar? Deixe a Imune Vida ajudar

Vacina é um direito de todos os cidadãos brasileiros, por mais que tenha um calendário vacinal nacional que prevê a imunização gratuita, há pessoas que por esquecimento ou adversidade acabam deixando de tomar algumas doses de vacinas básicas. Além do mais, quando a pessoa irá realizar uma viagem, há a necessidade de que a carteira de vacinação esteja em dia e atualizada.

Posso fazer um esquema vacinal privado?

Sim, com exceção da vacina contra COVID-19, que atualmente é realizada exclusivamente através do SUS, é possível receber vacinas em clínicas privadas, após uma análise das vacinas que serão necessárias para completar a imunização.

A Imune Vida além de realizar a vacinação particular em diversas faixas etárias, realiza a vacinação e certificação de vacinas aplicadas em pessoas que irão viajar. Assim, com o certificado em mãos da vacina tomada, o indivíduo tem a segurança de viajar com tranquilidade.

Conheça as soluções da Imune Vida

A Imune Vida é referência em Campinas quanto ao procedimento de imunização privada. Contamos com uma ampla variedade de serviços e produtos para diversas faixas etárias. Em nossa plataforma é possível que você tenha acesso ao calendário de vacinas para recém nascidos, prematuros, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com a preocupação de divulgar a importância de se manter o calendário vacinal em dia, nós somos a solução viável para cuidar de quem quer proteção.

Atualmente contamos com projeto de viabilização de vacinas para empresas que possuem grande quantidade de funcionários e que promovem a vacinação contra a gripe em massa. Deste modo é percebido pelo funcionário o cuidado promulgado pela empresa como um benefício, deixando-o mais satisfeito em seu trabalho.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco