Fale Conosco
Home / Blog / Fevereiro Laranja: mês da conscientização da leucemia

Fevereiro Laranja: mês da conscientização da leucemia

Atendimento / Especial / 22 de Feb de 2022

A campanha Fevereiro Laranja, promovida nacionalmente, tem como base a conscientização sobre um dos tipos de câncer que mais preocupa pessoas e especialistas, a leucemia. A informação sobre a Campanha é importante porque nos orienta sobre como estão os casos da doença, os dados, o diagnóstico, sintomas e tratamento. Assim, com esse artigo da Imune Vida, você se orienta sobre a importância do conhecimento desse tema.

O que é câncer?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que tem como principal fator o crescimento desordenado de células que invadem tecidos adjacentes e órgãos. Como essas células se dividem rapidamente de modo descontrolado, podem formar tumores que espalham-se em diferentes regiões do corpo.

O que é leucemia?

O portal Veja Saúde traz uma definição clara, onde a leucemia é um tipo de câncer que ocorre quando a produção de células pela medula óssea sai do controle. Como consequência há um desequilíbrio entre os glóbulos brancos no sangue, elevando sua quantidade a níveis superiores e de modo desproporcional.

Mulher com leucemia abraçada com sua filha

O que é a campanha Fevereiro Laranja?

Conforme o portal do Governo Federal, o segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como o objetivo a conscientização da população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A hematologista Giovanna Durigon ressalta a relevância do Feveiro Laranja para alertar, a nível nacional, os possíveis sintomas desse tipo de câncer além do tratamento.

Para ela, conscientizar sobre a necessidade de exames periódicos, o famoso check up, é uma forma de autocuidado para ter uma saúde em dia. Conjuntamente, as pessoas precisam saber que a doação de medula óssea é um sopro de vida para quem precisa de um transplante. “O tratamento quimioterápico é a base do processo de recuperação deste tipo específico de câncer, mas as indicações de transplante de medula óssea são positivas, principalmente em casos de pacientes jovens.”

Dados sobre a doença

Os dados do INCA apontam que para cada ano do triênio 2022-2022, serão diagnosticados no Brasil, mais de 10 mil casos de leucemia, sendo 5920 em homens e 4890 em mulheres. O risco estimado é de 5,67 casos a cada 100 mil homens e 4,56 casos para cada 100 mil mulheres.

Quais são os fatores de risco da leucemia?

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer, por exemplo: diferentes tipos de câncer implicam em fatores de riscos diferentes. Assim, no caso da LMA (Leucemia Mieloide Aguda) existem fatores de risco controlados e outros não, contudo é importante observar esses exemplos:

Idade

A LMA pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum conforme as pessoas envelhecem.

Gênero

Os homens têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer em comparação com as mulheres.

Tabagismo

Quem fuma tem uma propensão maior a desenvolver esse tipo de câncer, porque as substâncias causadoras de câncer estão presentes no fumo do tabaco e são absorvidas pelo pulmão, sendo direcionadas para outras partes do corpo devido a corrente sanguínea.

Exposição a produtos químicos

Agentes químicos como o benzeno aumentam o risco de uma pessoa desenvolver câncer. Este produto químico é um solvente usado na indústria da borracha, refinaria de petróleo, fábrica de produtos químicos, fabricação de sapatos e gasolina, então, ter contato direto pode aumentar os riscos.

Medicamentos quimioterapicos

Até mesmo a quimioterapia, que é um dos recursos para tratar o câncer, pode deixar o paciente suscetível ao desenvolvimento de LMA.

Radiação

A radiação implica em como o nosso corpo pode mudar a maneira como produz as células justamente porque danifica o DNA da mesma.

Histórico familiar

O histórico familiar é um dos fatores que deve-se observar quando há incidência de casos de câncer na mesma família, portanto pode ser um fator de risco importante a ser listado.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da leucemia podem ser variados e devem ser observados. É comum infecções graves recorrentes, anemia, cansaço, palidez, falta de energia, hemorragia na gengiva, sangue na urina e hematomas pelos corpos em diferentes membros. Como o sangue tem parte de sua formação pelos glóbulos brancos e a leucemia é uma doença do sangue, algumas das células podem não realizar o trabalho adequado e interferir no trabalho da outra.

glóbulos brancos na corrente sanguínea

Diagnóstico

O resultado pode demorar um pouco porque o médico que dará o laudo final é um hematologista, específico para esse tipo de doença. Por mais que as pessoas façam um exame rotineiro para outros fins, como em cardiologistas e ginecologistas, por exemplo, é preciso que um desses médicos desconfie dessa doença para, posteriormente, realizar o encaminhamento correto.

Os check ups periódicos podem apontar que algo não está bem; para se ter ideia, o hemograma alterado pode indicar um aumento do número de leucócitos que estão associados ou não à diminuição das hemácias e plaquetas. Por conta disso, com um especialista é designado que se realize um exame de medula óssea, ou mielograma. Neste, é retirado o sangue diretamente de dentro do osso para analisar as células posteriormente através de biópsia, tendo um resultado concreto.

Como é o tratamento da leucemia? 

Trazer à tona a conscientização da leucemia na campanha Fevereiro Laranja implica em demonstrar como é realizado o tratamento dessa doença. Com as tecnologias atuais é possível ter um tratamento menos duro e mais eficiente. Existem até tratamentos medicamentosos em alguns dos casos mas em geral é realizada a quimioterapia. Tudo depende do quadro do paciente, onde há casos graves em que o transplante de medula óssea é necessário para que o paciente sobreviva.

Fevereiro Laranja: a importância da conscientização sobre a leucemia

Como citado, a campanha Fevereiro Laranja, demonstra a necessidade de conscientização sobre a leucemia, seu diagnóstico e tratamento, além da importância do procedimento de transplante de medula óssea. Outra peculiaridade a se considerar é que, segundo o Ministério da Saúde, o número de transplantes sofreu uma queda de 30% por conta da pandemia, o que afeta as vidas de quem está na fila de espera por um doador.

Por fim, Fevereiro Laranja é um mês muito importante para nós da Imune Vida pois sabemos a real importância dos cuidados com a saúde. Como uma clínica de vacinas de alto renome em Campinas, nós apoiamos a campanha em sua totalidade, porque sabemos que a informação é um meio prover bem estar comum e salvar vidas.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco