Fale Conosco
Home / Blog / Conheça as diferenças entre a Vacina Acelular e a Vacina Celular

Conheça as diferenças entre a Vacina Acelular e a Vacina Celular

Atendimento / Vacinas / 19 de Jul de 2022

É indiscutível a importância das vacinas para a vida, em todas as fases e idades. Nos últimos dois anos, nunca se falou tanto sobre a importância da imunização para garantir a existência diante de tantas ameaças à vida humana. A vacina contra a Covid-19 foi essencial para conseguirmos retornar à rotina reduzindo o número de mortes. 

A ciência trabalhou muito e graças aos avanços tecnológicos foi possível vacinar a população. Mas ainda é totalmente necessário falarmos sobre a importância das vacinas e a segurança que ela transmite para a vida e para a saúde. Somente a imunização é capaz de tornar uma pessoa imune ou resistente a uma doença.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são tão importantes para a vida humana porque são capazes de evitar pelo menos 4 mortes por minuto em todo mundo. A primeira vacina foi criada ainda no século XVIII pelo médico Edward Jenner, quando o mundo todo sofria com a varíola, uma doença altamente contagiosa e que foi oficialmente erradicada pela OMS em 1980.

No Brasil, a vacina chegou em 1859, trazida pelos membros da Comissão Subsidiária de Trabalhos Históricos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo e Joaquim Norberto de Souza Silva.

Outro exemplo de como a vacina é importante é a erradicação da poliomielite, que há 27 anos foi declarada oficialmente erradicada do nosso país. Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a doença altamente contagiosa era causada pelo poliovírus. 

O vírus, uma vez em contato com o organismo, se multiplicava na garganta e no intestino, alcançando a corrente sanguínea e chegando ao cérebro, onde atacava o sistema nervoso central, provocando a paralisia dos membros inferiores. Em 1988, foram notificados 350 mil casos de crianças e adultos vítimas da doença no país.

Outras doenças foram controladas no Brasil graças à vacinação, são elas: a difteria, rubéola, sarampo.

A vacina é considerada uma das maiores descobertas e avanço da ciência e da medicina. Hoje, vamos falar sobre as diferenças entre a vacina acelular e a vacina celular. Confira:

Vacina Acelular

As vacinas acelulares são aquelas desenvolvidas a partir de fragmentos, pedaços, de uma bactéria. Ou seja, uma vacina acelular é feita de subunidades. Esse tipo de vacina é aplicada pela rede privada de saúde.

Vacina Celular 

A vacina celular, ao contrário da acelular, é feita com a célula inteira de uma bactéria. Comumente, são as vacinas aplicadas na rede pública de saúde.

Todas as vacinas são eficazes

menina com um curativo de vacina no braço sorrindo e fazendo um coração com os dedos

É muito importante falarmos que todas as vacinas são eficazes, testadas e seguras. O que difere os dois tipos de vacina, além da forma como são feitas, é a reação de cada uma. Geralmente, as vacinas acelulares, aplicadas na rede privada, provocam reações mais leves, se comparadas às reações das vacinas celulares. Por isso, as vacinas acelulares são mais indicadas para bebês prematuros.

Um exemplo bem clássico: a vacina que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, extremamente importante para os bebês e que deve ser aplicada nos 2, 4 e 6 meses. Na rede privada essa vacina é acelular, fazendo com que as reações adversas sejam menos frequentes. Na rede pública, a vacina é celular, feita com células inteiras, por isso, as crianças que recebem essa vacina apresentam reações maiores. 

Normalmente, a reação da vacina inclui febre, dor no local da aplicação e irritabilidade do bebê. Já na rede privada, a vacina é feita de forma acelular, ou seja, a reação é menor. 

As vacinas combinadas acelulares são mais tranquilas para os bebês. Apesar de todas as vacinas serem eficazes e seguras, optar pela acelular é garantir menos reações adversas para o bebê.

Onde encontrar vacina acelular

Você pode encontrar a vacina acelular aqui na Imune Vida, garantindo mais tranquilidade e bem-estar. Temos todas as vacinas do calendário vacinal.

A Imune Vida trabalha desde 1998 sendo referência no mercado em compromisso, responsabilidade e seriedade em cada atendimento. Especializada em vacinas, para conservá-las contamos com modernos equipamentos de refrigeração. 

Nossa equipe é qualificada e preparada, além de seguir estritamente as orientações dos órgãos oficiais de saúde. Contamos também com a supervisão de um imunologista pediátrico para estarmos sempre atualizados no campo da imunização.

Confie a saúde e proteção do seu filho a quem trabalha com compromisso e tradição. Imune Vida: sua dose de futuro!

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco