Fale Conosco
Home / Blog / Dia Nacional da Imunização (09/06): entenda a importância da vacinação!

Dia Nacional da Imunização (09/06): entenda a importância da vacinação!

Atendimento / Especial / 07 de Jun de 2022

No dia 9 de junho comemora-se o Dia Nacional da Imunização, data que nos faz refletir sobre a importância da vacinação para o nosso bem-estar e para a saúde pública. Como as vacinas protegem e defendem nosso organismo contra agentes agressores, elas são as responsáveis pela erradicação de doenças graves – não só no Brasil, mas em todo mundo– simbolizando um dos maiores avanços da ciência.

Mesmo protegidos pelas vacinas, nos últimos dois anos vivemos um grande pesadelo sanitário: a pandemia causada pela Covid-19. O coronavírus foi um dos maiores desafios que a ciência já enfrentou na atualidade, uma doença nova, altamente contagiosa e letal, principalmente para pessoas de grupos de risco. Devido a esses fatores, a ciência e a medicina precisaram trabalhar em tempo recorde para desenvolver um imunizante que pudesse preservar nossa existência e nos defender dessa nova ameaça.

No entanto, ainda há muitos obstáculos para enfrentar, sendo o principal deles a conscientização da população acerca da importância da vacina na prevenção de doenças que só são evitadas pela imunização. 

A seguir, vamos conhecer mais algumas informações importantes sobre as vacinas. 

Calendário Nacional de Vacinação

No Brasil, o Calendário Básico de Vacinação determina o conjunto de vacinas que uma pessoa deve tomar durante sua vida. O calendário abarca todas as faixas etárias, desde a hora do nascimento até a velhice. Nele são apresentadas todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), o órgão responsável pelo Calendário Nacional de Vacinação. 

A Sociedade Brasileira de Imunização disponibiliza o calendário no site oficial. Mas você também pode conferir as datas aqui mesmo na nossa aba “Calendário de Vacinação”. Ao todo, 19 vacinas são recomendadas pelo PNI.

O Programa Nacional de Imunização no Brasil é uma referência mundial em vacinação, pois tem promovido estratégias de imunização nacionais, causando uma espécie de imunidade de rebanho, ou a chamada imunidade coletiva. Esse plano é o principal motivo da erradicação de doenças, já que um maior número de pessoas ficam protegidas, impedindo a circulação do vírus ou da bactéria causadora da enfermidade.

mulher recebendo dose de vacina e fazendo um sinal de positivo com a mão

Por isso, é fundamental que as pessoas conheçam o calendário de vacinação e que recebam os imunizantes. Nesse sentido, os pais são os principais responsáveis para que as crianças sejam protegidas. Somente a responsabilidade e a consciência coletiva é capaz de vencer esses problemas e proteger nossa saúde.

É bom lembrar que todas as vacinas disponibilizadas no nosso país são testadas e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo seguras e eficazes.

Como as vacinas funcionam?

O funcionamento das vacinas no nosso organismo ainda gera algumas dúvidas. Primeiramente, é importante entender que, quando recebemos a dose de um imunizante, ele trabalha no nosso organismo estimulando o sistema imunológico, afinal, todos nascemos com defesas próprias do organismo. Dessa forma, as vacinas apenas reforçam essas defesas, já que são compostas por partes dos vírus ou bactérias, ou seja, carregam a informação genética desses agentes, só que de forma enfraquecida.

Assim, ao receber o imunizante, o sistema imunológico é estimulado a responder ao ataque de um vírus ou uma bactéria, criando assim uma espécie de memória no sistema imunológico, que permite que o nosso corpo lembre dessa resposta caso seja invadido por esse vírus ou bactéria. Ou seja, as vacinas induzem e reforçam nossa imunidade a fim de nos proteger contra agentes invasores que causam as doenças. 

Outro ponto importante é entender que reações às vacinas são normais, pois são uma resposta natural do organismo. Assim, dor no local da aplicação e febre podem ser observadas após a aplicação. Geralmente, os sintomas não duram mais que dois ou três dias. 

Agora, sabendo como as vacinas trabalham dentro do nosso corpo, torna-se mais fácil de entender a importância dos imunizantes na defesa e proteção do organismo contra diversas doenças imunopreviníveis.

Principais desafios

Apesar de ser inegável a importância da vacina para prevenir doenças imunopreviníveis, enfrentamos atualmente um grande problema: as fake news e a desinformação! A volta do sarampo é o principal reflexo desse grande problema de saúde pública.

A baixa imunização é uma das principais responsáveis pela volta da doença, que já era considerada erradicada no Brasil desde 2016, quando recebeu o certificado da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) como país livre de sarampo.

Em 2021, testemunhamos mais uma onda de descrença muito preocupante em relação à eficácia da vacinação. As vacinas desenvolvidas para nos proteger contra a ação do coronavírus não foram bem vistas e aceitas por parte da população. Além disso, várias fake news e boatos começaram a circular para descredibilizar o trabalho da ciência, provocando uma reação negativa em relação aos imunizantes e a recusa em tomá-los.

enfermeira preparando dose de vacina para aplicação

Infelizmente, ainda estamos sofrendo com o reflexo dessas ações porque o coronavírus continua circulando no país, e o número de não vacinados, ou que não completaram o ciclo vacinal, ainda é muito grande, representando 75% das mortes pela doença no país, segundo dados de uma pesquisa realizada em Londrina.

Conte com a Imune Vida 

A Imune Vida trabalha desde 1998 protegendo crianças, adolescentes, adultos e idosos contra doenças imunopreveníveis. Trabalhamos com responsabilidade e ética, oferecendo o melhor em tecnologia e refrigeração (cadeia de frio) para os nossos imunizantes, garantindo segurança para a sua saúde.

Seguimos as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização, da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Anvisa, Conselho Federal de Medicina e do Calendário Nacional de Vacinação, disponibilizando todas as vacinas do mercado. Além disso, contamos com a supervisão de um imunologista pediátrico, garantindo a atualização de toda a nossa equipe e do nosso trabalho.

Além da vacinação para crianças, jovens, adultos e idosos, também oferecemos um programa de vacinação para empresas, com o objetivo de proteger funcionários contra doenças, protegendo a saúde do colaborador, garantindo tranquilidade para o empresário e a produtividade da empresa.

Conheça nossas unidades em Campinas e Mogi Guaçu e proteja sua saúde com uma dose de futuro!

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco