Fale Conosco
Home / Blog / Como acalmar as crianças na hora de tomar vacina?

Como acalmar as crianças na hora de tomar vacina?

Atendimento / Dicas / 23 de Mar de 2022

Pais e filhos podem se beneficiar com as dicas da Imune Vida sobre como acalmar a criança na hora da vacina, de modo a tornar o procedimento de vacinação menos angustiante e confortável. Transformar a percepção de como seu filho encara o ato é uma responsabilidade dos pais para torná-lo mais ameno, diminuir a  choradeira, a birra e, ao mesmo tempo, tornar o processo seguro.

Assim, você protege o pequeno desde cedo, conscientizando a criança sobre a importância de receber os imunizantes. Com carinho, amor e boas práticas, o dia da vacinação pode se tornar brando, além de trazer entendimento  para a criança  sobre a vacina e sobre a importância de estar protegido e não ficar doente.

Vacinação infantil

A vacinação infantil é uma forma de proteger a criança contra diversas doenças, além de ser uma maneira de erradicar diversas patologias que causam graves complicações como a poliomielite, por exemplo. Levar a criança para receber as doses de acordo com o calendário de vacinação e esquema vacinal é um meio de prover cuidados e proteção contra agentes contagiosos.

Como preparar emocionalmente a criança?

Saber como acalmar a criança na hora da vacina envolve um conjunto de dicas que, ao serem seguidas, podem ajudar a transformar o ato da vacinação em algo rotineiro e sem traumas para a criança. O Instituto Butantan trouxe uma matéria sobre como preparar emocionalmente a criança para tomar as vacinas de modo a transformar a visão dela com relação à vacina.

mãe conversando com seu filho sobre vacinas

De onde vem o medo?

É preciso desmistificar o medo da vacina parando de falar ‘tadinho, tomou vacina hoje’ ou usar uma forma de punição ‘se não tomar banho, vai tomar vacina ou injeção’. Essas atitudes fazem com que a criança eternize a vacinação como algo ruim e ao mesmo tempo atribua inconscientemente que injeção ou ‘picadinha’ podem ser algo péssimo e doloroso.

Fale que vacinas salvam vidas com naturalidade

A partir de certa idade, já é possível plantar a sementinha do bem na cabeça dos pequenos, ao demonstrar que a ‘picadinha’ traz saúde e proteção. Assim, a criança começa a fazer novas associações sobre como será o dia em que tiver que tomar as doses. Conversar com naturalidade demonstrando a importância da imunização é um ato de amor e afeto, mas deve ser feito com certa rotina.

Não exagere na antecedência

No portal Pais e Filhos da Uol, é sugerido que não se deve exagerar na antecedência, ou seja, ficar falando para a criança que ela vai tomar vacina repetidamente. Chegou o dia de receber o imunizante, é só falar: “vamos te levar para cuidar da saúde, para você ficar protegido e forte”. Assim, trabalhar o emocional da criança ao levá-la para um posto de saúde ou uma clínica de vacinas é passar tranquilidade e segurança para os pequenos e deixar o processo de vacinação leve e brando.

E se outras crianças chorarem?

É normal no dia da vacinação que outras crianças também estejam recebendo os imunizantes e o choro é, praticamente, inevitável. A criança, ao chegar em um local onde há choradeira, fica assustada. Demonstre tranquilidade e auxilie seu filho a permanecer calmo.

“É só uma picadinha” - não minta sobre a dor

Não mentir sobre a dor da picadinha é outro meio de como acalmar a criança na hora da vacina. Já que a questão é criar um laço de segurança, falar que é indolor não é uma verdade. Realce que ‘é só uma picadinha’, que vai doer um pouco, mas ao mesmo tempo realce que é rápido e depois o pequeno estará imunizado e não ficará doente. Explicar que talvez ela chore, mas que você estará ao seu lado, segurando seu braço e cuidando dela, reforçando o apoio e o amor. 

criança preparada emocionalmente tomando vacina

Controle a birra

Birra é comum, toda criança faz, uns menos, outras mais. Mesmo assim, demonstre carinho, não grite ou faça chantagens emocionais. Seja pulso firme com amor, especialistas sugerem que o adulto acolha a criança e fale para ela olhando nos olhos. “Filho, se você tomar, pode não ficar doente, não vamos demorar” — é uma alternativa interessante e que evita a birra da criança. 

Distraia a criança

Você pode distrair a criança com um brinquedo, uma história, um livrinho ou com uma conversa durante o procedimento. 

Dê carinho e afeto depois

Transformar a experiência de como o pequeno encara a vacinação além de acalmar a criança, diz respeito a cuidados depois. Ainda que ela não consiga ter uma real noção de que aquela dorzinha e incômodo é para o próprio benefício dela, prover carinho após a vacinação é um meio de reforçar a importância do imunizante. 

Imune Vida: aqui não tem choradeira

Na Imune Vida clínica de vacinas, além de seu filho ser tratado com muita competência e amor, nossos profissionais realizam um conjunto de técnicas que podem auxiliar você a acalmar a criança na hora de tomar a vacina. Com os melhores profissionais da área e com a supervisão do Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, seu filho pode seguir o esquema vacinal privado e ter conforto durante a aplicação do imunizante, confira as informações em nossas unidades.

GOSTOU DO POST? ENTÃO COMPARTILHE!

Mais Lidas

Dicas

Entenda quais as reações mais comuns a vacinas e como aliviá-las

Leia mais +
Vacinas

6 situações em que não deve vacinar seu filho

Leia mais +
Dicas

Perdeu a carteirinha de vacinação? Saiba o que fazer!

Leia mais +

Sobre a IMUNE VIDA

Frase curta que descreva a empresa em poucas palavras

Saiba mais

Fale conosco!

Ligue (19) 3243-5825

- ou -

Fale conosco